Topo

Milton Neves

Qual posição Neymar ocupa no ranking dos maiores do futebol brasileiro?

Milton Neves

16/06/2021 15h38

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Abaixo, leia a coluna de Thiago Tufano Silva, publicada nesta quarta-feira no Portal Terceiro Tempo, e opine! 

Neymar é o sexto maior jogador da história do futebol brasileiro.

Por Thiago Tufano Silva (@TufanoSilva)

Nos últimos anos, nos jogos da seleção brasileira, além da partida em si, se tornou um grande atrativo a contagem de gols de Neymar com a amarelinha. E ele foi, neste período, superando as marcas de grandes nomes do escrete canarinho, como Romário, Zico e, de acordo com as contas da CBF, igualou Ronaldo com o tento anotado diante da Venezuela no último domingo (ambos com 67 gols).

Por isso, voltou à tona aquele velho papo sobre Neymar ser ou não o melhor jogador brasileiro pós-Pelé. Bem, tem uma parte da imprensa e da torcida que concorda com tal tese. Enquanto tem gente que a considera um grande absurdo, dizendo que o craque do PSG não deveria entrar nem no top-10 da história do esporte bretão praticado em nosso país.

Neste caso, não sou nem 8 nem 80. Não concordo que Neymar seja o melhor brasileiro pós-Pelé. Mas também acho grande exagero colocar o nosso melhor jogador da atualidade fora da lista dos 10 maiores.

É muito difícil analisar uma carreira que ainda nem acabou, é claro. Mas, neste momento, eu colocaria Neymar no top-6 da história do futebol brasileiro. E justifico minha decisão com dois motivos: ele é o principal jogador do nosso país – e da seleção – há pelo menos uma década e joga em alto nível, sendo pelo menos sempre considerado top-7 do mundo, atuando contra os melhores times do planeta, há oito anos.

"Ah, mas ele nunca venceu o prêmio de melhor do mundo da Fifa". É verdade. Mas ele sempre concorreu com uma dupla que, para mim, só não supera Pelé e Maradona na história do futebol – mas isso é assunto para outra coluna…

Enfim, veja abaixo o meu "top-6" da história do futebol brasileiro:

1º – Pelé – dispensa comentários.

2º – Garrincha – fez tudo o que fez com um futebol puro e intuitivo. Foi um craque nato que conquistou praticamente sozinho a Copa de 1962. Leiam a sua biografia, brilhantemente escrita por Ruy Castro, e vocês concordarão comigo.

3º – Zico – o Galinho tinha tudo para ocupar a mesma prateleira de Maradona na história do futebol mundial, mas as lesões o atrapalharam consideravelmente.

4º – Ronaldo – para mim, o maior 9 da história do futebol mundial.

5º – Romário – o Baixinho estaria em posição melhor neste meu ranking se tivesse mais ambição. Não deveria ter deixado o Barcelona em 1995 simplesmente para voltar a morar no Rio de Janeiro. Mas, claro, cada um sabe o que faz da sua vida…

6º – Neymar – como já destacado no texto, ele pode ainda subir neste ranking, já que sua carreira ainda não acabou.

Então, meus amigos, reitero que a opinião acima não é minha, e sim de um dos colunistas de meu portal.

Mas o que você pensa a respeito?

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.