PUBLICIDADE
Topo

Matemáticos: SP é favoritaço, Galo corre por fora e Fla virou zebra

Milton Neves

30/11/2020 09h58

Foto: Rubens Chiri/SPFC

É, meus amigos, o tempo passa voando mesmo.

Afinal, já superamos, e muito bem, a metade do Campeonato Brasileiro de 2020, apesar de todas as dificuldades deste terrível ano.

Por isso já deu para sacar quais times brigarão pelo título, por vaga na Libertadores e contra o rebaixamento.

E isso, é claro, se torna um prato cheio para os matemáticos da bola.

Eles não acertam todas, obviamente, até porque o futebol não é uma ciência exata.

Mas, geralmente, os resultados não costumam fugir muito de suas previsões, não.

E, de acordo dois dos institutos mais respeitados do Brasil, o São Paulo, segundo colocado com dois jogos a menos que o líder Atlético-MG, já está com pelo menos uma mão na taça.

Pois é!

Para o site "Chance de Gol", desenvolvido e mantido por Marcelo Leme de Arruda (doutor em Estatística pelo IME-USP e Pós-Doutor pelo DEX-UFLA), o Tricolor tem no momento 58,4% de chances de título no Campeonato Brasileiro.

Na sequência, aparece o Galo, com 14,8% de chance; Palmeiras, com 9,4%; Flamengo, com 7,3%; Grêmio, com 5,4%; Internacional, com 2,1%; e o Fluminense, também com 2,1%.

Já o site "InfoBola", mantido pelo conhecidíssimo matemático gaúcho Tristão Garcia, não é TÃO otimista com relação ao possível título são-paulino.

Para ele, as chances se apresentam da seguinte forma: São Paulo (46%), Atlético-MG (19%), Flamengo (13%), Palmeiras (7%), Grêmio (5%), Fluminense (4%), Internacional (3%) e Santos (3%).

REBAIXAMENTO

Para o "Chance de Gol", os mais ameaçados pelo Z-4 são Goiás (90,9%), Botafogo (83,3%), Coritiba (81,6%), Sport (66,6%), Vasco (26,4%), Bahia (17%), Atlético-GO (9,4%), Ceará (8,5%), Athletico-PR (6,4%), Bragantino (5,5%), Corinthians (3,2%) e Fortaleza (1,1%).

Já para o "InfoBola", as chances de rebaixamento se apresentam da seguinte forma: Goiás (89%), Botafogo (79%), Coritiba (75%), Sport (32%), Vasco (26%), Ceará (22%), Bragantino (17%), Atlético-GO (15%), Athletico-PR (14%), Bahia (13%), Fortaleza (10%) e Corinthians (8%).

E aí, amigo internauta, o que pensa sobre essas previsões dos matemáticos da bola?

Opine!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.