Matemáticos: SP é favoritaço, Galo corre por fora e Fla virou zebra

Foto: Rubens Chiri/SPFC
É, meus amigos, o tempo passa voando mesmo.
Afinal, já superamos, e muito bem, a metade do Campeonato Brasileiro de 2020, apesar de todas as dificuldades deste terrível ano.
Por isso já deu para sacar quais times brigarão pelo título, por vaga na Libertadores e contra o rebaixamento.
E isso, é claro, se torna um prato cheio para os matemáticos da bola.
Eles não acertam todas, obviamente, até porque o futebol não é uma ciência exata.
Mas, geralmente, os resultados não costumam fugir muito de suas previsões, não.
E, de acordo dois dos institutos mais respeitados do Brasil, o São Paulo, segundo colocado com dois jogos a menos que o líder Atlético-MG, já está com pelo menos uma mão na taça.
Pois é!
Para o site "Chance de Gol", desenvolvido e mantido por Marcelo Leme de Arruda (doutor em Estatística pelo IME-USP e Pós-Doutor pelo DEX-UFLA), o Tricolor tem no momento 58,4% de chances de título no Campeonato Brasileiro.
Na sequência, aparece o Galo, com 14,8% de chance; Palmeiras, com 9,4%; Flamengo, com 7,3%; Grêmio, com 5,4%; Internacional, com 2,1%; e o Fluminense, também com 2,1%.
Já o site "InfoBola", mantido pelo conhecidíssimo matemático gaúcho Tristão Garcia, não é TÃO otimista com relação ao possível título são-paulino.
Para ele, as chances se apresentam da seguinte forma: São Paulo (46%), Atlético-MG (19%), Flamengo (13%), Palmeiras (7%), Grêmio (5%), Fluminense (4%), Internacional (3%) e Santos (3%).
REBAIXAMENTO
Para o "Chance de Gol", os mais ameaçados pelo Z-4 são Goiás (90,9%), Botafogo (83,3%), Coritiba (81,6%), Sport (66,6%), Vasco (26,4%), Bahia (17%), Atlético-GO (9,4%), Ceará (8,5%), Athletico-PR (6,4%), Bragantino (5,5%), Corinthians (3,2%) e Fortaleza (1,1%).
Já para o "InfoBola", as chances de rebaixamento se apresentam da seguinte forma: Goiás (89%), Botafogo (79%), Coritiba (75%), Sport (32%), Vasco (26%), Ceará (22%), Bragantino (17%), Atlético-GO (15%), Athletico-PR (14%), Bahia (13%), Fortaleza (10%) e Corinthians (8%).
E aí, amigo internauta, o que pensa sobre essas previsões dos matemáticos da bola?
Opine!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.