Topo

Milton Neves

De 'Soberano' a 'Faz-me Rir': os culpados pela decadência do São Paulo

Milton Neves

30/07/2020 09h46

Jogadores do São Paulo comemoram a conquista da Libertadores de 2005. Foto: Rubens Chiri/SPFC

No ano de 1962, a cantora juquiaense Edith Veiga estourou nas paradas de sucesso com a música "Faz-me Rir", lançada em álbum que levava o mesmo nome.

A canção esteve entre as mais tocadas por dois anos seguidos, algo incrível, já que naquela época tínhamos músicas de muita qualidade sendo lançadas quase que todo mês.

Bom, e é claro que os gozadores amantes do futebol aproveitaram a estouradíssima canção para brincadeiras com rivais.

Logo, o Corinthians, que já não ganhava nada no início dos anos 60 – foi vencer o Paulistão apenas em 1977 -, se tornou o time do "Faz-me Rir".

Não era nada raro encontrar pelas ruas de São Paulo um palmeirense, um santista ou um tricolor cantando a popular música de Edith Veiga para um invocado e decepcionado corintiano.

O tempo passou, claro, e hoje em dia o Timão, mesmo com equipes limitadíssimas, só faz o torcedor rival rir de nervoso ou de raiva.

Ô, time sortudo, sô!

Mas não é que um de seus "coirmãos" está querendo roubar do Alvinegro um de seus "hinos".

Afinal de contas, o São Paulo vive ou não vive uma interminável fase de "Faz-me Rir"?

E, pelo andar da carruagem, pode até bater o recorde corintiano de anos sem títulos do Paulistão.

O Alvinegro de Parque São Jorge passou em branco por 23 temporadas, e o São Paulo alcançou em 2020 nada menos que 15 anos sem levantar o troféu do Estadual.

Já no Brasileiro, o jejum está chegando a 12 anos, e a última taça conquistada foi a da desimportante Sul-Americana, em 2012.

Muito tempo de seca para o time que já foi o maior da América do Sul, não é mesmo?

Mas, e aí, o que explica a transformação do São Paulo de "Soberano" a "Faz-me Rir"?

Incompetência da diretoria, dos técnicos ou dos jogadores?

Para mim, não restam dúvidas: os cartolas tricolores, com toda soberba e incompetência, são os grandes responsáveis pela grande dureza que é torcer para o São Paulo hoje em dia.

Você concorda comigo?

E abaixo, relembre a belíssima música "Faz-me Rir", na doce voz de Edith Veiga:

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.