Topo

Milton Neves

Os cinco melhores técnicos que eu vi

Milton Neves

18/06/2020 04h00

Ah, como vocês gostam de uma listinha, não é mesmo?

Tudo para, nos comentários, ficarem me pentelhando.

"Ô, Milton Neves, você esqueceu fulano, foi injusto com sicrano e não deveria ter citado beltrano" (risos).

Mas, tudo bem, podem me cornetar à vontade.

E podem criar as listas de vocês também, é claro.

E a de hoje é para lá de polêmica.

Listarei abaixo os cinco melhores técnicos de futebol que acompanhei.

E olha que de treinador eu entendo, hein?

Não à toa fui o escolhido pelo projeto Band-Traffic para apresentar o conceitual e emblemático "SuperTécnico" (1999 – 2001).

Bom, então vamos lá!

5º – Zagallo

Zagalo: recordista de jogos no comando da Seleção - Confederação ...

Zagallo foi um excelente ponta-esquerda, obviamente. Mas craque mesmo ele foi como técnico. São "milhares" de títulos em seu rico currículo comandando a seleção brasileira, o Flamengo, o Botafogo, o Fluminense, o Vasco, entre tantos outros clubes e seleções. Não por acaso é considerado pela Revista World Soccer como nono melhor treinador de todos os tempos.

4º – Vanderlei Luxemburgo

Coloco o Luxemburgo nesta lista, claro, por tudo que eu vi o "Pofexô" fazendo nos anos 90 e 2000, mas, principalmente pelas maravilhas que falam os jogadores que foram comandados por ele. Edmundo, por exemplo, que tem relações cortadas com Vanderlei, diz que ele é o melhor técnico com quem trabalhou. Uma pena que não tenha dado certo na seleção e na Europa…

3º – Telê Santana

Há 25 anos, Telê Santana voltou a comandar o Tricolor - SPFC

Escolho Telê como terceiro mais pelo maravilhoso São Paulo do início dos anos 90 que pela ótima seleção de 82. É que, para mim, seleção boa é aquela que ganha. E como Telê não conseguiu ganhar o mundo com o Brasil, deu a volta por cima no Morumbi, criando a sua própria seleção que dominou o planeta por duas temporadas.

2º – Rubens Minelli

Rubens Minelli, 90 anos: A trajetória de quem foi completo à beira ...

Como foi maravilhosa a carreira de Minelli, o técnico mais vitorioso do final dos anos 60 e dos anos 70 dirigindo três times diferentes (o Palmeiras, que ganhou o Brasileiro de 1969, o Internacional, que venceu os Brasileiros de 1975 e de 1976, e o São Paulo, que conquistou o Brasileiro de 1977). Isso sem falar nas ótimas passagens pelo Grêmio e pelo Paraná.

1º – Luís Alonso Pérez, o Lula

Memória: Nascia Luiz Alonso Perez, o Lula, o maior técnico da ...

Como não colocar no primeiro lugar desta lista o primeiro Lula famoso do Brasil? Luís Alonso Pérez tinha "matéria-prima", é verdade. Mas nunca saberemos se outro treinador teria conseguido formar o maior time do mundo de todos os tempos, como ele fez com o Santos do final dos anos 50 e início dos anos 60. Foi ele quem inventou o Pelé e o futebol para valer a partir da Vila Belmiro.

Agora é a sua vez, amigo internauta.

Crie você também a sua lista.

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.