Topo

Milton Neves

Palmeiras-99, o melhor brasileiro a fracassar no Mundial; Fla-19 é o sexto

Milton Neves

31/05/2020 04h00

Foto: Reprodução/Placar

Precisou de uma pandemia desse tamanho para que a televisão brasileira começasse a valorizar partidas e jogadores do passado, algo que faço há décadas em minhas tribunas e principalmente com o "Que Fim Levou?" do Portal Terceiro Tempo.

Bom, mas antes tarde do que nunca, certo?

E neste domingo, aqui para São Paulo, a TV Globo reprisará a final da Libertadores de 1999, entre Palmeiras e Deportivo Cali, da Colômbia.

Bom, primeiro é importante observar que esse não era o jogo a ser retransmitido.

A final foi emocionante, é claro, mas os palmeirenses gostariam mil vezes mais que o épico duelo contra o Corinthians, pelas quartas de final, fosse reprisado.

Mas tudo bem.

Será uma ótima oportunidade para relembrarmos como tínhamos verdadeiras seleções jogando em nossos clubes.

Sim, o Palmeiras de 1999 era uma verdadeira seleção!

E, creiam, em dezembro, no Japão, a vitória do Manchester United diante dos craques alviverdes foi considerada uma zebra.

Faltou garra?

Ou sobrou nervosismo?

Mas o certo é que, dos times brasileiros que disputaram o Mundial e não conquistaram a taça, o Palmeiras de 1999 foi o melhor, disparado!

Relembre a escalação: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Galeano, Zinho e Alex; Asprilla e Paulo Nunes (entraram no decorrer do jogo ainda Evair, Oséas e Euller).

TIMAÇO!

Bom, e já que eu apontei o primeiro do ranking dos "melhores brasileiros que voltaram do Mundial com as mãos abanando", eu vou listar o restante, do melhor para o pior:

1º – Palmeiras de 1999

2º – Cruzeiro de 1976

3º – Vasco de 1998

4º – Grêmio de 1995

5º – Santos de 2011

6º – Flamengo de 2019

7º – Cruzeiro de 1997

8º – Atlético-MG de 2013

9º – Grêmio de 2017

10º – Inter de 2010

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.