Topo

Milton Neves

Não é 'cascata': Claudio Carsughi realmente conheceu Adolf Hitler!

Milton Neves

14/05/2020 15h20

Acompanhe, no vídeo acima ou no texto abaixo, mais um "Causo do Miltão"

Essa história foi contada pelo próprio Mestre, com Flávio Prado, Luis Carlos Quartarollo, Mauro Nóbrega, Rogério Assis, Freddy Júnior e eu como testemunhas.

Em 1938, em Florença, pertinho de Arezzo, onde nasceu o comentarista Claudio Carsughi, Hitler e Mussolini desfilavam em carro aberto.

O menino, então com 6 anos, também estava na calçada da Via de Tornabuoni, ao lado do pai, o italiano Odoardo, e da mãe, a brasileira Marina.

Aí, contou-me Carsughi na Rádio Jovem Pan, ouviu-se um grito em alemão: "Stoppen [pare]".

Foi quando o ágil Odoardo Carsughi registrou o momento em que Hitler fixou seu olhar no menininho: "Mussolini, fotografe, quero esse garoto como símbolo de nossa união em outdoors por toda a Itália e Alemanha!".

Hitler apertou a bochecha do Mestre e perguntou seu nome.

"Claudio, Claudio Carsughi".

Em seu relato espontâneo sobre o fato histórico, lembram as testemunhas Luis Carlos Quartarollo, Freddy Júnior, Flávio Prado, Mauro Nóbrega e Rogério Assis, Carsughi só lamentou sua clamorosa decepção pela campanha publicitária de Hitler não ter sido veiculada "porque a verba não foi liberada pela propaganda do pão-duro do Duce".

Claudio, menino, com os pais Odoardo e Marina, na praia de Viarregio, na Toscana, Itália. Foto: arquivo pessoal de Claudio Carsughi

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.