Topo

Milton Neves

Direita x esquerda: 11 nomes do futebol que nunca ficaram em cima do muro

Milton Neves

10/05/2020 04h00

Até mesmo o índio mais isolado da Amazônia sabe que o Brasil, há décadas, vive em interminável guerra política.

O papo de "coxinha", "mortadela", "bolsominion", "petralha", "golpista", "esquerdopata", entre tantos adjetivos, envolve tanta paixão e fanatismo que muita gente simplesmente prefere abrir mão do debate.

Principalmente figuras públicas, que não querem perder apoiadores, seguidores e torcedores por simples opiniões políticas manifestadas.

Mas, na história da bola, tivemos e temos muita gente 10que não está nem aí para isso.

Fala mesmo, doa a quem doer.

E, abaixo, fiz uma seleção com 11 personagens do futebol que nunca ficaram em cima do muro quando o assunto é política.

SÓCRATES

Sócrates

Bom, Sócrates talvez seja o principal nome do futebol a se citar quando o assunto é política. Sempre muito corajoso, o Magrão peitou a ditadura criando no Timão a Democracia Corintiana e era sempre uma das principais figuras das manifestações pelas eleições diretas.

FELIPÃO

VÍDEO: Felipão presta continência ao cumprimentar Bolsonaro

Luiz Felipe Scolari, nosso técnico do penta e do 7 a 1, sempre foi conservador convicto. Certo dia, chegou até a elogiar a equipe econômica de Pinochet. Sim, ele elogiou a equipe econômica, e não o próprio Pinochet, como maldosos exageraram tempos depois. Foi em 1998, no Jornal de Esportes, apresentado por mim na Jovem Pan.

JOÃO SALDANHA

João Saldanha, o militante comunista que comandou a seleção ...

João Saldanha era tão comunista que garantia por aí que tinha marchado ao lado de Mao Tse-tung durante a Revolução Chinesa.

FELIPE MELO

Responsável pela vitória do Palmeiras, Felipe Melo dedica gol a ...

Felipe Melo nunca escondeu de ninguém o seu lado bolsonarista. Inclusive, para provocar o pessoal da esquerda, postou vídeo em suas redes sociais soltando fogos quando da eleição de Jair Bolsonaro.

MARADONA

Aventuras na História · Ícones comunistas: as polêmicas tatuagens ...

Diego Armando Maradona nunca se escondeu. No futebol e na política. Era um dos grandes amigos do cubano Fidel Castro e, entre outros líderes, vive mandando recados carinhosos ao ex-presidente Lula.

PUSKÁS

Os caras das Copas: Puskás, a lenda que ficou no quase por dois ...

Em 1956, Ferenc Puskás, dois anos depois de conquistas o vice da Copa da Suíça com a Hungria, precisou lutar contra o comunismo recém-instaurado em seu país pelos soviéticos.

AFONSINHO

Sérgio Rêdes: Trem da alegria, a trupe de Afonsinho - Vermelho

Assim como Sócrates, Afonsinho também se formou em medicina e também era considerado subversivo. Além disso, foi o primeiro jogador a conseguir o passe livre no Brasil, em março de 1971.

JOHAN CRUYFF

No Ajax, Cruyff disse 'não' ao Real antes de revolucionar o ...

Johan Cruyff era genial nos campos e contestador fora deles. A Espanha Franquista geralmente era alvo de seus protestos.

WLADIMIR

Há 32 anos, Wladimir fazia seu último jogo pelo Corinthians

Com a turma da Democracia Corintiana, Wladimir também era figurinha carimbada nas manifestações pelas eleições diretas.

JUNINHO PERNAMBUCANO

Juninho Pernambucano | Rei no Vasco da Gama | Photos010 | Flickr

Ídolo do Vasco, Juninho Pernanbucano chutava como poucos com a perna direita. Mas, fora dos campos, sempre preferiu a canhota.

CASAGRANDE

Ídolo da Democracia, Casagrande faz aniversário nessa sexta-feira

Um dos envolvidos na polêmica entre Caio e Raí, Casagrande também sempre fez parte da Democracia Corintiana e faz questão de reafirmar em suas tribunas que não apoia Jair Bolsonaro.

NÃO POSSO DEIXAR DE LEMBRAR…

REINALDO

O dia em que Reinaldo marcou um gol contra a ditadura - Bem Blogado

Rapaz, já ia me esquecendo do grande Reinaldo. Ele que, desde muito jovem, sempre se posicionou politicamente à esquerda.

Mas, e aí, amigo internauta, você é do time que acha que futebol e política não se misturam?

Ou acredita que todo mundo tem o direito de se expressar, independentemente do assunto?

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.