Topo

Milton Neves

Pelé, Oscar, Piquet: escolhi os melhores brasileiros em diversos esportes

Milton Neves

07/05/2020 04h00

Como toda lista, essa, envolvendo os melhores brasileiros de diversos esportes, no masculino e no feminino, também causará uma ou outra reclamação.

Mas são muitos nomes e apenas UMA vaga.

Logo, é claro, não dá para lembrar de todo mundo.

E aproveito para te convidar a deixar os seus escolhidos também nos comentários.

A lista mais criativa ganhará um beijo na testa de Mauro Beting após a pandemia.

FUTEBOL: EDU (PELÉ, COMO FOI O INVENTOR DO FUTEBOL, NÃO CONTA) E MARTA

Sim, gente, para mim, depois de Pelé, vem Jonas Eduardo Américo, o maior 11 da história do futebol. E a Rainha Marta dispensa qualquer tipo de comentário.

VOLEIBOL: GIBA E ANA PAULA

Tivemos outras grandes gerações no vôlei masculino brasileiro, mas a comandada por Giba foi marcante demais. E Ana Paula representa tanto o esporte que hoje é conhecida como Ana Paula do Vôlei. Além de tudo, uma cabeça iluminada.

BASQUETE: OSCAR E HORTÊNCIA

Essa também é barbada e dispensa maiores explicações, não é mesmo?

AUTOMOBILISMO: PIQUET E BIA FIGUEIREDO

Os fãs do Senna ficam muito bravos, mas, para mim, Nelson Piquet, também tri campeão, foi mais completo. E a Bia Figueiredo merece o primeiro lugar no feminino por tudo que fez nas categorias nacionais, sul-americanas e na Indy Lights.

BOXE: ÉDER JOFRE E ROSE VOLANTE

Éder Jofre foi tão importante para o boxe mundial que vive sendo lembrado em listas dos melhores pugilistas de todos os tempos mundo afora. Entre as mulheres, voto na Rose Volante, primeira brasileira a conquistar um título mundial.

ATLETISMO: JOÃO DO PULOADHEMAR FERREIRA DA SILVAJOAQUIM CRUZ E MAURREN MAGGI

No masculino, impossível escolher apenas um dentre esses importantíssimos atletas. No feminino, voto na Maurren (seu ouro em Pequim jamais será esquecido).

TÊNIS: GUGA E MARIA ESTHER BUENO

Flávio Saretta bem que tentou, mas não conseguiu superar os feitos do "Rei do Saibro". Bom, e Maria Esther Bueno não é apenas a melhor no feminino, mas como a atleta brasileira de maior destaque em todos os tempos.

NATAÇÃO: CÉSAR CIELO E MARIA LENK

Em seus melhores momentos, Cielo era o mais temido nadador do mundo em provas livres. Já Maria Lenk foi tão importante nas piscinas quanto na luta das mulheres pelos direitos iguais no esporte.

JUDÔ: AURÉLIO MIGUEL E SARAH MENEZES-RAFAELA SILVA

Jamais me esquecerei da emocionante conquista da medalha de ouro de Aurélio Miguel em Seul, em 1988. No feminino, divido o título entre as nossas duas grandes medalhistas de ouro.

Agora é com você, amigo internauta.

Monte a sua lista!

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.