Topo

Milton Neves

À espera de um milagre: relembre grandes viradas da história do Timão

Milton Neves

12/02/2020 04h00

Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Este post eu ofereço aos injustos corintianos que insistem em dizer que eu persigo o meu querido e amado Timão.

No dia da decisão contra o "fantasma" Guaraní do Paraguai, publico abaixo grandes viradas da história do Alvinegro.

O intuito, claro, é enviar bons fluidos ao ainda perdido elenco do Corinthians.

Que essas imagens inspirem os atletas!

1971: Corinthians 4 x 3 Palmeiras
No dia 25 de abril de 1971, o Corinthians conseguiu uma das maiores viradas da sua história. E contra o Palmeiras, seu maior rival! No Morumbi, após sair perdendo por 2 a 0, o Timão chegou ao empate na etapa final, mas levou o terceiro na sequência. Na pura raça, já que o time era limitadíssimo, o Alvinegro ainda buscou a virada: 4 a 3.

1984: Corinthians 4 x 1 Flamengo
No Campeonato Brasileiro de 1984, o Timão conseguiu impressionante virada contra o poderoso Flamengo. Nas quartas de final do nacional, perdeu no Maracanã por 2 a 0 e, no Morumbi, conseguiu nada menos do que um placar em 4 a 1 contra o Mengão de Leandro, Júnior, Adílio e Bebeto.

1990: Corinthians 2 x 1 Atlético-MG
Também pelas quartas de final do Brasileirão, outra virada mágica do Timão. Desta vez contra o Atlético-MG. No Pacaembu, o Galo saiu na frente com Gérson. Mas Neto, inspiradíssimo, garantiu a virada da equipe da casa.

2001: Corinthians 2 x 1 Santos
Jogo inesquecível para a Fiel. No Morumbi, semifinal do Paulistão, o Santos saiu na frente com Renato. Mas o Timão logo empatou, com Marcelinho. A igualdade no placar garantiria o Peixe na final do Estadual. Mas, aos 47 minutos do segundo tempo, Ricardinho, de fora da área, marcou gol antológico. E o Coringão acabou campeão paulista, superando o Botafogo-SP na decisão.

2005: Corinthians 5 x 1 Cianorte
Após sofrer uma das derrotas mais vexatórias de sua história, pelo placar de 3 a 0 diante do Cianorte, o Timão precisava de um milagre no Pacaembu para se classificar na Copa do Brasil. E conseguiu: 5 a 1 em noite de Tévez inspiradíssimo!

2008: Corinthians 4 x 0 Goiás
Pela Copa do Brasil, o Timão perdeu para o Goiás no Serra Dourada pelo placar de 3 a 1 e, no Morumbi, precisava marcar muitos gols para avançar às quartas de final. E conseguiu: 4 a 0 com direito a provocação do goleiro Felipe aos torcedores esmeraldinos.

2018: Palmeiras 0 x 1 Corinthians
O Derby que demorou 'séculos' para acabar e que causou muita controvérsia. Mas que certamente o corintiano jamais esquecerá. Na final do Paulista de 2018, o Timão perdeu em Itaquera para o Palmeiras, pelo placar de 1 a 0, e precisava de um milagre para reverter a situação no Allianz. A equipe comandada por Fábio Carille conseguiu devolver o placar e, nos pênaltis, levantou a taça do Estadual na casa de seu maior rival.

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.