Topo

Milton Neves

Fla-2020 pode acabar como Timão-2013: galáctico e sem taça relevante

Milton Neves

04/02/2020 04h00

Divulgação

Atual campeão da Libertadores, contando com o melhor técnico e melhor elenco do futebol brasileiro e reforçado por alguns dos jogadores mais badalados da janela de transferências.

Sobre qual clube estou falando?

O Flamengo de 2020?

Nada disso!

Me refiro ao Corinthians de 2013!

Vocês se lembram, né?

Logo após a gloriosa temporada de 2012, quando o incrível Timão venceu a Libertadores e o Mundial, a diretoria alvinegra iniciou 2013 com três grandes presentes para a Fiel: a manutenção do elenco que fez história no Pacaembu e no Japão e as chegadas dos badalados Alexandre Pato e Renato Augusto.

À época, muita gente se perguntava: "E agora, quem conseguirá segurar esse Corinthians? O time já era demais no ano passado. Agora com Pato e com Renato Augusto ficou simplesmente imbatível".

Mas a bola começou a rolar e o Timão… não engrenou!

Renato Augusto sofreu com muitas lesões, Pato já estava em seu declínio técnico e Tite não conseguiu "acertar a mão" como no ano anterior.

No fim das contas, apenas duas desimportantes taças levantadas pelo Timão naquela temporada: a do Paulistão e a da Recopa (contra o mediano São Paulo).

E, sabem o que pesou demais também para o fracasso corintiano em 2013?

O modo pouco humano com o qual a diretoria alvinegra conduziu a tragédia envolvendo o jovem Kevin Espada, em Oruro, na Bolívia.

Em toda entrevista, os cartolas pareciam muito mais interessados em "limpar a barra" dos corintianos presos na Bolívia do que oferecer qualquer tipo de ajuda para a família do menino morto no estádio.

Essa foi uma grande mancha extracampo que repercutiu no mundo inteiro, desestabilizando também o elenco e seu rendimento nos gramados.

Assim como repercute no mundo todo a má vontade do Flamengo em tentar resolver a sua situação com as famílias dos meninos mortos na tragédia do Ninho do Urubu.

Mas, claro, não é semelhança na inabilidade da cartolada em resolver casos tão delicados que me faz pensar que o Fla-2020 pode repetir o fracasso do galáctico Corinthians de 2013.

O que tenho percebido no Mengão deste ano que reparava também no Timão daquela época é o bom e velho… salto alto!

O Flamengo precisa nesta temporada entrar em campo ciente de que toda a gordura acumulada no maravilhoso ano de 2019 foi zerada.

Ah, claro, e que agora todo jogador adversário entrará em campo para enfrentar o visado Rubro-Negro como se fosse uma final de Copa do Mundo.

Se não se atentar a tudo isso, corre sério risco de acabar como o Timão de 2013: galáctico e sem taças relevantes.

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.