Topo

Milton Neves

Temos, sim, torcidas exemplares no Brasil e no mundo

Milton Neves

31/01/2020 04h00

Torcida do Atlético Nacional homenageia a delegação da Chapecoense e jornalistas brasileiros que morreram no acidente aéreo de 2016

Causou muita polêmica um grito entoado pela torcida do Fluminense na última quarta-feira (29), no Maracanã, quando da vitória do Tricolor das Laranjeiras diante do poderosíssimo Flamengo.

Não repetirei aqui, claro, para não dar mais pano para manga para este assunto.

Quero, na verdade, relembrar com este post que temos, sim, torcidas exemplares no Brasil e no mundo.

O problema é que quase sempre as boas atitudes ganham menos manchetes por aí do que as más.

Portanto, vamos relembrar momentos em que, nas arquibancadas, torcedores deram belíssimos exemplos.

E você, internauta, relembre outros casos nos comentários.

Torcida do Cruzeiro canta "Parabéns" no centenário do Flamengo

Pouca gente lembra, mas em 17 de novembro de 1995, dia do centenário do Flamengo, o Rubro-Negro visitou o Cruzeiro. E a torcida da Raposa deu um show cantando "Parabéns pra você" antes de a bola rolar. Louvável!

Torcida do Atlético Nacional quando do acidente da Chape

Ainda me emociono ao lembrar dos nobres gestos dos dirigentes, jogadores e torcedores do Atlético Nacional quando do acidente envolvendo o avião da Chapecoense, em 2016. Eles deram um verdadeiro show de solidariedade que o mundo todo aplaudiu.

Torcedores do Benfica aplaudem o Santos de Pelé

E como não lembrar do primeiro Mundial do Santos, em 1962? No jogo decisivo diante do Benfica, no Estádio da Luz, o Peixe goleou por 5 a 2 e foi aplaudido de pé pelos torcedores portugueses, que também invadiram o gramado para abraçar Pelé e cia.

Ronaldinho aplaudido no Santiago Bernabéu

Em 19 de novembro de 2005, o Barcelona atropelou o Real em Madrid pelo placar de 3 a 0, com dois golaços de Ronaldinho Gaúcho. Após o segundo dele, os merengues nas arquibancadas deixaram a rivalidade de lado e aplaudiram o brasileiro. Muito bonito!

CR7 marca de bicicleta e torcida da Juve reconhece

A torcida da Juventus também teve bonito gesto quando do gol de bicicleta de Cristiano Ronaldo diante da equipe italiana, em abril de 2018.

Neymar aplaudido pela torcida do Cruzeiro

Mais uma vez a torcida do Cruzeiro marcando presença nesta lista. Em novembro de 2012, no Estádio Independência, Neymar só faltou fazer chover na goleada do Peixe diante da Raposa, por 4 a 0. Na saída de campo, o hoje craque do PSG foi aplaudidíssimo!

Romário atropela o Timão e Fiel o homenageia

Em 1999, pelo torneio Rio-São Paulo, Romário deitou e rolou nos 3 a 0 do Flamengo diante do Corinthians. E, depois do gol marcado pelo Baixinho que contou com espetacular elástico em Amaral, a Fiel se rendeu e aplaudiu o atacante rubro-negro.

Amizade entre vascaínos e palmeirenses

Há anos não se pode misturar torcidas nos estádios brasileiros. Mas temos como exceção os palmeirenses e os vascaínos. Eles assistem aos jogos juntos, sem brigas e sem provocações, como deve ser.

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.