PUBLICIDADE
Topo

E os "craques" de hoje reclamam dos gramados... Vejam como eles eram!

Milton Neves

12/12/2019 11h25

As touceiras reinavam no gramado do Canindé na década de 1950. Muca e Oswaldinho são os dois primeiros. O último é Nena, com a bola

Hoje, os gramados parecem mesas de bilhar…

Alguns campos de futebol utilizam grama artificial ou mista.

E, mesmo assim, alguns "craques" contemporâneos reclamam.

E não era apenas a grama, as touceiras e os buracos que atrapalhavam os verdadeiros craques de ontem, mas também as chuteiras pesadíssimas, as pesadas bolas que encharcavam com a chuva e as camisas grossas de algodão puro.

Da esquerda para a direita: Zagallo, Armando Nogueira, Garrincha, o fotógrafo João Piedade (de Três Pontas-MG,  pai de Fábio Zambeli, fiel internauta de Milton Neves) e Didi. Em 1958, os cariocas foram ao sul de Minas, jogaram contra a Machadense e venceram a partida por 7 a 1. Emocionaram o barranco lotado do pequeno estádio de Machado-MG, as pernas finas e as meias enroladas de Zagallo, a camisa desbotada e as pernas tortas de Mané, o gramado pífio, o esparadrapo no joelho de Didi e os dois famosos jornalistas, tão jovens com suas máquinas fotográficas a tiracolo

Descalço, Pelé faz embaixadinhas no esburacado gramado chileno em 1962

Então repórter, Bendito Ruy Barbosa ao lado de Oswaldo Brandão e Riberto, no gramado ralo do Morumbi

Félix, goleiro da Lusa, conversa com auxiliar da comissão técnica durante treino. Notem o mato crescendo junto ao "pé" da trave

Imagem raíssima. Então no Infantil do Palmeiras, Dino Sani. Ele sempre aparece adulto e sem cabelos… As chuteiras do menino praticamente somem no mato do campo de treinamento do Verdão…

Na fileira de trás, pela ordem: Colombo, Roberto Belangero, Cláudio (o Gerente), dois jogadores não identificados e Souzinha. Na fileira da frente: Nardo, Gylmar (com camisa de jogador de linha), Idário, Julião, Constantino, Ciciá, Diogo e jogador não identificado. Repare que muitos jogadores estão sem meiões. O gramado do Parque São Jorge não condizia com o talento dos ótimos jogadores do Corinthians…

No treino do Corinthians, Gylmar se antecipa a Jansen para pegar a bola. Próximos ao lance estão Paulo, Julio Gago e Rafael. Repare no estado do gramado da "Fazendinha", com direito a touceiras…

Era fácil jogar futebol antigamente?

OPINE!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.

Blog do Milton Neves