Topo

Milton Neves

Argentina, campeã moral da Copa América 2019!

Milton Neves

06/07/2019 18h01

Messi e Medel foram expulsos. Foto: Nelson Almeida/AFP/Via UOL

Argentina 2 x 1 Chile

Agora que "Inês é morta" nem adianta vir com essa de apito amigo, já que o árbitro paraguaio Mario Díaz de Vivar não se atentou para a bola rolando na falta cobrada por Messi e que originou o primeiro gol da Argentina.

O mesmo paraguaio que expulsou o camisa 10 e o cavalo Medel aos 36 minutos de jogo. E vamos combinar, faltou jogo de cintura ao "apitador do dia". Os dois trocaram empurrões, é verdade, mas tirar Messi de um jogo internacional é pedir para ser vaiado. Aliás, foi apenas a segunda expulsão dele na carreira. As duas com a seleção.

E o torcedor não perdoou. Cobrou a presença do melhor do mundo em campo na saída para o intervalo, vaiando o árbitro paraguaio, que também foi pressionado durante a partida por jogadores e comissões técnicas. Jovem e inexperiente, o paraguaio sentiu a pressão.

É, meus amigos, Argentina x Chile nunca é apenas sobre futebol. E no anticlímax da Copa América, a disputa do terceiro lugar, deu mesmo Argentina. Os hermanos terminam o torneio como campeões morais depois do assalto nas semifinais diante da seleção brasileira. Mereciam mais, mas o VAR omisso não permitiu.

Gols da partida

A Argentina abriu dois a zero no primeiro tempo. Messi bateu falta (com a bola rolando, sim) e encontrou Aguero. O atacante tirou do goleiro e abriu o marcador.

Depois foi a vez de Lo Celso enfiar a bola com açúcar para Dybala, que adiantou na corrida, mas, ainda assim conseguiu vencer Arias para fazer 2 x 0.

O Chile acordou no segundo. Fez o seu gol numa penalidade bem parecida com aquela de Daniel Alves para cima do Aguero e que o juizão equatoriano não marcou na semifinal. Mas contra a Argentina teve consulta de VAR para a confirmação do lance. Vidal cobrou e diminuiu.

Depois disso o Chile até tentou alguma coisa, mas sem o vigor que teve ao longo da competição. A Argentina se segurou, teve até chances de ampliar a contagem e terminou a Copa América com o gosto amargo de quem poderia ter feito mais.

E você, o que achou da participação de Argentina e Chile na competição?

OPINE!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.