Topo

Milton Neves

Altitude da Bolívia mata o primeiro! Dona Fifa, quando você vai acordar?

Milton Neves

20/05/2019 11h59

Victor Hugo Hurtado morreu na altitude boliviana

Sempre falei e escrevi em todas as minhas tribunas que é uma vergonha termos futebol profissional nas alturas da Bolívia, do Peru ou mesmo do Equador.

Só Deus sabe como nunca tinha morrido ninguém nesta terrível condição para a prática de esportes.

Mas não é que, infelizmente, no último domingo, tivemos a primeira morte que se tem notícia lá nas alturas da Bolívia?

E não foi de jogador, não.

Foi de um árbitro, de apenas 32 anos (TRINTA E DOIS ANOS!!!), durante uma partida do Campeonato Boliviano no Estádio Villa Ingenio de El Alto, que fica 4.090m acima do nível do mar!!! (clique aqui e saiba mais sobre o lamentável acontecimento).

Bom, e a morte de um árbitro BOLIVIANO (ou seja, acostumado com a altitude) prova o grande risco que é um estrangeiro jogar futebol por lá.

Vale lembrar que, em 2007, a Fifa chegou a proibir partidas internacionais acima de 2.500m de altitude.

Mas, depois de muita reclamação, principalmente por parte de Evo Morales, presidente boliviano, a entidade refugou e voltou a permitir jogos nas alturas.

Bom, mas e agora, Dona Fifa, quantas pessoas precisarão morrer em partidas de futebol "lá nas nuvens" para que a senhora tome uma atitude?

É urgente!

Opine!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.