Topo
Blog do Milton Neves

Blog do Milton Neves

Pela margem de erro, Verdão é líder, Cruzeiro está no Z4 e a torcida da Lusa é maior que a do Corinthians! Por Vitor Guedes

Milton Neves

07/10/2014 11h09

palmeiras

Por Vitor Guedes

Qual a margem de erro das torcidas e audiência da bola?

Aproveitando o clima de eleições que tende a permanecer aquecido com a reedição do Fla-Flu no plano nacional, é possível afirmar, com 95% de confiabilidade, que, pela margem de erro do Ibope, o Palmeiras pode ser campeão brasileiro, e o Cruzeiro pode ser rebaixado!

Brincadeiras à parte, o fracasso do Ibope nas pesquisas de boca de urna merece, no mínimo, um estudo e uma análise. No futebol, Corinthians e Flamengo, e, logo abaixo, São Paulo, ganham muito mais dinheiro da TV do que os adversários porque têm mais torcida e, pois, dão maior audiência. Faz todo o sentido do mundo.

Acontece que, quem mede as torcidas e a audiência? O Ibope? Ora, considerado a margem de erro registrada em alguns Estados no pleito de domingo, como no Rio Grande do Sul e na Bahia (só para ficarmos em dois erros absurdos, um a favor, e outro contra o PT: na verdade, ambos contra todos os eleitores), é possível a Portuguesa estar entre as maiores torcidas do país… É claro que não! Mas o caso é, no mínimo, de questionar a veracidade dos números.

Que Flamengo, Corinthians e São Paulo têm as três maiores torcidas do país não resta dúvida, agora em relação à diferença, quem é que sabe? Pelos resultados do Ibope do Sul, dá para colorados e gremistas levarem a sério os números?

Se as pesquisas influenciam alianças, arrecadação de campanhas e apoios, parece óbvio que os números aferidos (ou divulgados) pelo Ibope influenciam na assinatura ou não de patrocínios, nos valores desses patrocínios, na divisão da grana da TV…

É preciso repensar também o futebol!

*O jornalista Vitor Guedes, o Vitão, que é ZL e pai do Basílio, assina diariamente a coluna Caneladas do Vitão, no jornal Agora São Paulo, e blogueiro do Portal Terceiro Tempo. Siga e curta o Vitão nas redes sociais e acompanhe as atualizações do BLOG DO VITÃO.
Página: facebook.com/blogdovitao
Twitter: @vitao_guedes
Canal: youtube.com/blogdovitao
Blog: blogdovitao.com.br
E-mail: blog.vitao@gmail.com

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.

Mais Blog do Milton Neves