Topo

Milton Neves

Brasileirão de 87 é rubro-negro!

Milton Neves

08/12/2009 09h14

Abaixo, texto publicado em meu blog pelo brilhante jornalista Rogério Micheletti, em novembro de 2007. Dois anos se passaram e o assunto continua em pauta. Agora, mais do que nunca…

Brasileirão de 87 é rubro-negro

Por Rogério Micheletti

Muita polêmica. São Paulo alfineta de um lado, Flamengo retruca de outro. Sport aplaude tricolores, não por questão ideológica, mas por estar envolvido na história e se beneficiar com ela. E assim caminha mais uma novela do futebol brasileiro. Mas como uma novela pode seguir se já sabemos o final? Eu era um garotinho, com meus 13 anos, quando acompanhei a famosa Copa União de 1987. Inclusive, eu tinha o álbum de figurinhas daquela competição (não sei que fim levou… tinha o Zico carimbado!). 

milton_neves_1987

Assim que "selecionaram" os times, eu estranhei um pouco. Afinal, aquele campeonato não contava com a participação do Guarani, que tinha sido vice-campeão nacional um ano antes. E que vice! O Guarani por muito pouco não foi campeão brasileiro de 1986 (poderia ter sido se o pênalti sobre o ponta bugrino João Paulo tivesse sido marcado por José de Assis Aragão, mas o "se" não existe e isso é outro assunto) e merecia sim ter participado do Brasileirão, seja aquele batizado de Copa União ou até mesmo de "Copa Coca Cola" (poderia ser se não fossem o Corinthians, patrocinado por Kalunga, o Flamengo, por Lubrax, e o Internacional, por Aplub. Sim, eram as únicas equipes que não tinham estampadas nas camisas a importante marca de refrigerantes).

1987-2_sPORT
O Guarani que foi vice-campeão brasileiro de 1986 e não disputou o Módulo Verde da Copa União de 1987. Em pé: Sérgio Neri, Marco Antônio, Ricardo Rocha, Fernando Narigudo, Tosin e Zé Mario. Agachados: Chiquinho, Tite, Evair, Boiadeiro e João Paulo.

 
Mas o Guarani (Lix) não participou. Foi "punido" com a "queda" para o Módulo Amarelo. Apesar de tudo isso, a Copa União, sem rebaixamento, transcorreu. Teve um artilheiro com apenas 10 gols: Muller, do São Paulo. Teve um Corinthians em crise (pra variar!) pouco preocupado com a competição e que ficou entre os últimos colocados (não havia rebaixamento, como já citei). Teve justamente dois times não patrocinados pela Coca Cola na final: Flamengo e Inter. A competição, entendo, não foi das melhores, apesar do pequeno número de times em relação aos brasileiros anteriores. No entanto, mesmo com toda injustiça cometida ao Guarani, ao América, ao Bangu, ao Criciúma…, a Copa União pode ser considerada o Campeonato Brasileiro de 87.

Não tinha mesmo lógica o cruzamento entre os módulos Verde e Amarelo. Naquela ocasião, o São Paulo Futebol Clube, sempre com dirigentes éticos, não era favorável a uma final entre Flamengo, vencedor do Verde, e Sport, ganhador do Amarelo. Mais uma injustiça seria cometida. Afinal, os times que disputaram o Módulo Amarelo concorreram contra equipes tecnicamente inferiores. Enquanto que os gigantes Flamengo, Inter, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Grêmio, Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Santa Cruz, Coritiba, Goiás e Santos se "matavam" por um título que depois… não serviria para nada?

Quem esteve presente aos jogos entre Flamengo e Inter, no Beira Rio e no Maracanã, deve se sentir humilhado por toda essa história. Afinal, o time da Gávea e o Colorado fizeram dois jogos emocionantes. De poucos gols, mas emocionantes. E o Flamengo (de Zico, Bebeto, Renato Gaúcho…) venceu o Inter (de Taffarel, Luiz Carlos Winck, Norberto e Amarildo…) e ficou com o título da Copa União, sim. E com a sensação de ser campeão brasileiro, ou melhor, tetracampeão brasileiro. A alegria da vitória não pode ser tirada do torcedor flamenguista. E o amargo daquela derrota na final ainda provoca sensações ruins aos colorados, pode ter certeza.

O Sport merece respeito. Afinal, o Leão da Ilha do Retiro conquistou o Módulo Amarelo, disputou a Libertadores do ano seguinte, e também pode até ser declarado campeão brasileiro (aliás, já o é pela CBF). Mas quem viveu o futebol naquele ano sabe que a competição que gerou maior interesse ao torcedor foi mesmo a Copa União com seus 16 clubes. Injusta ou não, a Copa União tem o seu campeão. Mas como não quero ficar de mal com os simpatizantes do Sport Club do Recife, eu prefiro dizer que o campeão brasileiro de 1987 é rubro-negro. E ponto final.

SPORT_1987 

Com Ribamar jogando muito, o Sport foi campeão do Módulo Amarelo da Copa União. Em pé: Betão, Estevam Soares, Flávio, Rogério, Marco Antônio (autor do gol na final contra o Guarani) e Macaé. Agachados: Robertinho, Ribamar, Nando, Zico e Neco.

E pra você, torcedor, quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987? Opine!!!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.