Topo

Milton Neves

Dener, que hoje faria 50 anos, tinha mais talento que Neymar?

Milton Neves

02/04/2021 08h00

Hoje, 2 de abril de 2020, Dener Augusto de Souza completaria 50 anos de idade.

Sua morte trágica em um acidente automobilístico, aos 23 anos, pôs fim a uma carreira que tinha ingredientes de sobra para o sucesso.

Quem sabe, mais sucesso do que Neymar

E sem os tropeços extracampo do jogador do PSG…

Revelado pela Portuguesa, onde conquistou a Copa São Paulo de 1991, no time dirigido por Écio Pasca, Dener rapidamente passou à equipe profissional do Canindé, onde chamou atenção de diversos clubes.

Foi emprestado ao Grêmio (1993) e ao Vasco (1994) e estava alinhavando sua transferência para o futebol alemão, o Sttutgart, após sua passagem por São Januário.

Os detalhes de sua carreira e do acidente que o vitimou, você pode conferir clicando aqui, acessando sua página na seção "Que Fim Levou?".

Sua presença na Copa de 1994 era dada como certa, inclusive pelo técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira.

Para aqueles que acompanharam a trajetória meteórica de Dener, semelhante a que aconteceu com Neymar, ficou sempre a indagação daquilo que o ex-jogador da Lusa poderia ter feito no futebol.

Conseguiria fazer sucesso no futebol alemão?

Teria sido titular na Copa de 1994?

A trajetória da seleção de Parreira, que venceu a Copa disputada nos Estados Unidos, seria mais fácil com Dener em campo ou não faria tanta diferença?

Ficaria muito tempo no futebol alemão ou os grandes clubes da Espanha, Itália ou Inglaterra empregariam esforços para contratá-lo?

Ou, ainda…

Com seu físico franzino seria alvo da truculência e sofreria com seguidas contusões?

Encerraria sua carreira por algum grande clube brasileiro ou voltaria como coadjuvante?

Seu nível técnico era inferior ou superior ao de Neymar?

ABAIXO, CONFIRA GRANDES GOLAÇOS DA CARREIRA DE DENER (PRINCIPALMENTE O ÚLTIMO DO VÍDEO, CONTRA O SANTOS):

Dener teve uma rápida passagem pelo Grêmio. Foto: Reprodução

 

Na imagem, Dener e Valdir Bigode erguem a taça pelo Vasco da Gama. Foto: Reprodução

 

Dener no começo da década de 90 e seu filho, em 2011

 

Bela foto de Dener com a camisa da Lusa. Foto: Reprodução

 

Da esquerda para a direita: Tico é o primeiro, o terceiro é Écio Pasca, e o filho de Dener aparece em quinto

 

Vejam a faixa que a torcida do Vasco fez para homenagear o promissor Dener

 

No aniversário de 91 anos da Portuguesa, o filho de Dener recebeu uma homenagem do clube. O menino não é a cara dele?

 

Veja Dener em foto que consta da revista "Lusa 90 anos", de 2010. A qualidade não é boa, mas vale pelo registro histórico.

 

Dener com a camisa do clube que o revelou. Foto: Reprodução

 

Habilidade rara, Dener era certeza de dribles fáceis, rapidez e objetividade. Nesta imagem, ele está defendendo a Lusa, no Canindé, em 1991. Foto: Reprodução / Folha Imagem e publicada no Jornal Agora São Paulo em 03 de janeiro de 2010

 

Dener no Grêmio

 

Dener no Vasco da Gama, seu último clube na carreira

 

Dener, em 1993, cercado pelos corintianos Marcelo (à frente) e Márcio. Ao fundo, o meia Vagner Mancini

 

Portuguesa lançou camisa em homenagem a golaço de Dener marcado em 1991. Foto: UOL

 

Dener durante treinamento na Portuguesa em 1991. Foto: UOL

 

Campeonato Brasileiro, no dia 15 de setembro de 1991. Da esquerda para a direita, Neto, do Corinthians, sorri para Dener, da Portuguesa, após ter perdido lance. Paulo Sérgio observa o colega de time e o rival. Foto: UOL

 

Dener sem seu último clube, o Vasco, no ano de 1994, quando sofreu acidente de carro. Foto: UOL

 

Capa do livro "Os dez mais da Portuguesa", de Jorge Nicola.

 

Programa `Donos da Bola´, da Band, recebeu Dener Matheus Gabino e Luciana Gabino (um dos filhos e a viúva de Dener). Da esquerda para a direita: Ulisses Costa, Dener Matheus, Fernando Fernandes, Velloso, Neto e Luciana

 

O saudoso Dener, em 1987, jogando pelo time da Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Ele é o terceiro em pé, da esquerda para a direita

 

Dois momentos do saudoso craque

 

Foto de Dener em seu túmulo, no Cemitério do Araça, em São Paulo. Foto: Reprodução

 

Dener (segundo agachado, da esquerda para a direita) com a camisa do Grêmio Vila Prudente. Foto: arquivo pessoal de Handerson Brocchi

 

Biografia de Dener, lançada em dezembro de 2016. Imagem: reprodução

 

Dener e seu Mitsubishi Eclipse, carro em que acabou morrendo. A foto é de 1993, em Porto Alegre, na esquina da Venâncio Aires com Lima e Silva. Foto: Futebol Gaúcho

 

Em ação, com a linda camisa da Portuguesa

 

OPINE!

Sobre o autor

Milton Neves é jornalista profissional diplomado, publicitário, empresário, apresentador esportivo de rádio e TV, pioneiro em site esportivo no Brasil, 1º âncora esportivo de mídia eletrônica do país, palestrante gratuito de Faculdades e Universidades, escrivão de polícia aposentado em classe especial, pecuarista, cafeicultor e é empresário também no ramo imobiliário.